quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A Carta de Pero Vaz de Caminha


A obra detalha de forma minuciosa, todo o trajeto da expedição que culminou no encontro de uma nova terra, posteriormente chamada de Ilha de Vera Cruz.

Durante toda a carta, Pero Vaz de Caminha, percebe com estranheza a nudez e a linguagem dos nativos, observando os mesmos como inocentes e que precisavam ser salvos pelo cristianismo.

Nos contatos que os navegadores tiveram com os nativos (índios), buscaram conhecer o dia-a-dia destes, indo de encontro ao seu habitat natural, acompanhando os nativos e percorrendo grande parte de seu território.

Caminha deixa a entender que, existe possibilidade de riqueza natural, tal como ouro, prata, entre outros, conforme interpretou dos gestos dos índios, no entanto, não chegou a confirmar se era verídico, pois não havia visto.

Caminha observa que a terra é bela e o clima agradável.

Por fim, ele conclui que a principal meta a ser cumprida na Ilha de Vera Cruz, seria salvar a gente nativa desta terra.



OBS.: Minhas impressões sobre a obra.

Compartilhe suas leituras

O que você está lendo? O que já leu? Que obra sugere para leitura? Compartilhe suas experiências de leitura, estimulando assim, outros a lerem o que foi proveitoso para você.

Vamos contribuir para se gerar um ciclo de leituras.

Nascimento da idéia


A ideia deste blog nasce devido provocação de uma atividade prática, integrante das avaliações da disciplina Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação cursada na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL Virtual), no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes em Sociologia para o Ensino Médio.

Diante da demanda, pensei em um blog que tivesse utilidade, para justificar sua manutenção e que viesse a despertar meu interesse e de outros que viesse a ler.

Assim, nasce o blog Leitores Integrados - Um espaço para estimular a leitura, integrar leitores e compartilhar leituras.

Para conhecer melhor nossa proposta, leia os links na aba superior do blog.